7 de junho de 2009

O galo que cantava pra fazer nascer o sol

Então povo! Inaugurando o blog. Pra começar, vou contar uma "historinha" que contei no meu trabalho com adolescentes. É pra refletir:

"Era uma vez uma fazenda muito distante e nessa fazenda, como em qualquer outra, havia um galo. Mas esse galo era diferente, era muito arrogante. Todas as manhãs, religiosamante às 4:30hs, ele subia no telhado do curral, estufava o peito e cantava lindamente! E lá estava! Aquela linda e intrigante bola vermelha no céu! Era o sol... Euclides (era o nome do galo) era certo de que o sol nascia a partir de seu cantar maravilhoso... Pensava:

_O que seria do mundo sem o meu canto? O sol não nasceria e todos estariam perdidos!

E assim Euclides seguia sua vida. Todos os animais da fazenda o admirava, tamanha era sua competência. Ora, nenhum outro animal ali era capaz de tal feito. O que seria daquela fazenda sem Euclides? Aliás, o que seria do mundo?
Uma bela manhã, Eugênio, o pato, muito inteligente e questionador (qualidade de inteligentes de verdade), resolveu fazer o que nehum animal nunca pensara na vida: desafiar Euclides!

_O que te faz pensar ser tão importante?
_Ora, olha o que eu faço! Ninguém mais sabe fazer o que eu faço! Eu "autorizo" a vinda do sol sobre nós. Sem mim, ele, o sol, não nasceria e vocês, inúteis, estariam todos mortos!

Eugênio ficou quieto, não tinha argumentos, mas também não acreditava que sua vida estava nas mãos de alguém tão arrogante...
Uma bela madrugada, não se sabe como, Euclides não estava no telhado do curral. Houve um alvoroço entre os animais. E agora, o que seria do mundo? Eugênio tinha a chance de responder suas perguntas. Já era 4:40 hs, todos desesperados (menos Eugênio), quando começa no céu um espetáculo incrível: A linda bola de fogo! Vermelha como nunca, linda como sempre! Todos ficaram atônitos... Como isso era possível? Euclides finalmente acordou e foi surpreendido com aquela luz.

_ O que é isso? Como pode? Eu não cantei! Como isso foi possível?
Eugênio respondeu
_Então, meu caro, eu te pergunto: Como isso é possível? Pelo que eu vejo, não é bem seu canto que faz o sol nascer..."

Na verdade, nem mesmo Euclides sabia que não era seu canto que fazia o sol nascer. Mas seu canto coincidia com o nascer do sol e ele era orgulhoso demais pra perceber isso. Mas Euclides tinha seu valor. Podia não fazer nascer o sol, mas podia anunciar esse espetáculo com maestria. Todos têm seu valor, e isso não pode ser simplesmente anulado. Seu cargo no seu trabalho é de extrema importância? Lembre-se de que você não é o único capaz de fazê-lo acontecer. Ninguém o fará como você, mas farão tão bem quanto ou até melhor. E mais: Nada se faz sozinho! Em toda equipe cada um tem seu lugar de valor!



E então?Você costuma cantar pra FAZER NASCER o sol?

3 comentários:

Dj Ronan Sardela disse...

oi tah!!!
Parabéns pelo blog, vejo no twitter que você é uma pessoa cheia de novas idéias e hoje em dia os blogs são essenciais para nós mortais expormos nossas idéias. Qualquer coisa pode contar comigo e com meu blog, tá? Abraço querida
www.saladadepalavra.zip.net
www.djronansardelaefriends.blogspot.com

Dannynha Mansani disse...

Oi Frô, espero que você goste do seu cantinho. Adorei o texto, ótima forma de inaugurar o seu bloguinho, que já vi será um cantinho bem mais sério que o meu...rs...rs... Beijos

Tah_Soares disse...

Obrigada Meninos ;)